Notícias

Convite para evento do G20 Social

Precedendo a reunião do G20 na próxima semana, no Rio de Janeiro, o Brasil organizou uma versão para a sociedade civil esta semana – o G20 Social – que entre 14 e 16 de novembro sediará centenas de eventos de organizações da sociedade civil.

Hoje, a Forests & Finance participou de 2 painéis, ambos co-organizados com o Guia dos Bancos Responsáveis e com o Greenpeace Brasil. Os painéis discutiram o papel dos bancos e investidores em permitir que empresas de risco de desmatamento expandam suas atividades. O relatório Bancando o Colapso da Biodiversidade, da Coalizão Florestas & Finanças, mostra como o financiamento para setores de risco de desmatamento continua aumentando e que bancos e investidores não têm políticas suficientemente fortes para impedi-los de financiar violações de direitos e desmatamento. O relatório Bancando a Extinção, do Greenpeace Brasil, tem vários exemplos de casos em que bancos financiaram fazendas envolvidas em desmatamento ilegal, grilagem de terras e/ou violações de direitos. A 10ª atualização do Guia dos Bancos Responsáveis ​​(Fair Finance Guide Brasil), mostra que na verdade, os bancos estão perdendo pontos na avaliação de políticas em comparação a dois anos atrás, e que eles estão falhando em implementar compromissos sociais e ambientais. Essa tendência mostra que as políticas voluntárias de instituições financeiras não são fortes o suficiente, e que regulamentações financeiras mais fortes são necessárias. Uma série de recomendações para regulamentações mais fortes são feitas no relatório Regulamentação do Financiamento para a Biodiversidade.
Regulamentar fluxos financeiros é um primeiro passo na criação de novos modelos econômicos que não são baseados no extrativismo, mas focam no bem-estar social e na sustentabilidade ambiental.