Notícias

Novo banco de dados nomeia empresas Excluídas por investidores e bancos globais

Uma coalizão de ONGs lançou hoje o Rastreador de Exclusões Financeiras – http://financialexclusiontracker.org/, um novo website que monitora quais empresas foram excluídas por investidores e bancos por razões de sustentabilidade. A maioria das empresas excluídas são barradas devido a ligações com combustíveis fósseis, armas ou tabaco. 

Este conjunto de dados público é o primeiro desse tipo. O seu objectivo é informar os investidores e os bancos, a sociedade civil e a imprensa sobre quais as empresas que estão na lista negra dos investidores. O rastreador lista um total de 4.532 empresas que foram excluídas por 87 instituições financeiras em 16 países. 

A coalizão espera que a lista exerça pressão adicional sobre as empresas identificadas para que mudem as suas práticas. As comunidades locais, a sociedade civil, os investidores e os governos podem utilizar a lista para identificar as empresas com os maiores riscos ambientais, sociais e de governação (ESG), conforme sinalizado pelos próprios investidores. 

Clima como motivo mais comum de exclusão

A motivação mais comum para excluir empresas são os climáticos/combustíveis fósseis (40%). Seguem-se as armas controversas (17%) e o tabaco, que representa 12% das exclusões. A quarta razão mais proeminente para a exclusão são os direitos humanos (7%). As preocupações em torno das práticas empresariais são um quinto motivo principal de exclusão. As empresas mais excluídas por investidores e bancos são:

  • Mudanças climáticas (principalmente empresas de combustíveis fósseis): 1 Cenovus Energy; 2 Suncor; 3 China Energia; 4 ExxonMobil; 5 Energia de Shandong
  • Armas controversas (munições cluster, nucleares, etc.): 1 Poongsan; 2Northrop Grumman; 3 Dinâmica Geral; 4 Larsen & Toubro; 5LigNex1 
  • Tabaco: 1 Philip Morris; 2 Grupo Altria; 3 Tabaco Britânico Americano; 4 Marcas Imperiais; 5 Japão Tabaco
  • Direitos Humanos: 1 Transferência de Energia; 2Vale; 3 Wal-Mart; 4 Grupo OCP; 5ConocoPhillips
  • Práticas empresariais (corrupção, sonegação fiscal, etc): 1 JBS; 2 Gazprom; 3 Sistemas Elbit; 4 Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC); 5 Farmacêutica Kangmei;

A empresa mais excluída é a Poongsan Corporation da Coreia do Sul, que está na lista negra de um total de 75 investidores e bancos devido ao seu envolvimento em munições cluster.

As empresas de combustíveis fósseis não só figuram com destaque na categoria climática, mas também nas categorias relacionadas com violações dos direitos humanos e práticas comerciais controversas.

Site mostra motivação original para exclusão

O Rastreador de Exclusões Financeiras vem com um conjunto de dados completo para download em Excel, onde pode ser encontrada a motivação original para a exclusão de cada empresa pela instituição financeira, se fornecida pela instituição financeira. Será atualizado regularmente, à medida que investidores e bancos adicionam e removem regularmente empresas das listas de exclusão. O conjunto de dados pode ser pesquisado por empresa, por investidor, por país do investidor, por país da empresa, por categoria e por subcategoria para exclusão.

O Rastreador de Exclusões Financeiras estava originalmente programado para ser lançado na segunda-feira, 2 de outubro. No entanto, poucas horas antes do lançamento, um código malicioso foi injetado no banco de dados que derrubou o site. Infelizmente, não é possível estabelecer a origem deste acesso não autorizado nem qualquer possível motivo para a injeção.”

O Rastreador de Exclusões Financeiras é uma iniciativa de:

BankTrack, Both ENDS, Fair Finance International, Forests & Finance, Health Funds for a Smokefree Netherlands, Milieudefensie (Amigos da Terra Holanda), PAX, Profundo Research Foundation, Rainforest Action Network e Environmental Paper Network.