Actualités

repudio ao assassinato da liderança quilombola Bernadete Pacífico

Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia — Foto: Conaq

A Forests & Finance repudia o assassinato da liderança quilombola brasileira e membro da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Bernadete Pacífico. Mãe Bernadete como era conhecida, foi executada na noite desta quinta-feira (17/08) em seu território, que foi invadido por pistoleiros que fizeram membros da comunidade de reféns e executaram Mãe Bernadete a tiros. A liderança estava sobre proteção especial do Estado Brasileiro por ameaças já sofridas anteriormente. 

Alguns dias atrás Bernadete denunciou as ameaças que ela e outros membros da sua comunidade, Pitanga dos Palmares, vinham sofrendo durante encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

Bernadete perdeu o filho, Binho do Quilombo, também assassinado por disputa fundiária, em 2017. 

Este assassinato brutal se soma a várias mortes violentas que se acumulam ao longo dos anos no Brasil. A CONAQ relata que desde 2013 tem o registro de 30 execuções de quilombolas. A maioria das vítimas era liderança e grande parte dos assassinatos aconteceram dentro dos quilombos e com uso de armas de fogo, sem que as vítimas tivessem chance de defesa.

A Forests & Finance pede que o Governo Federal e o Governo do Estado do Bahia promovam de forma célere e eficiente as investigações e levem a julgamento os executores e os mandantes deste crime bárbaro.

Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia — Foto: Conaq